Sobre

O CBAP

O Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo ou CBAP é um concurso idealizado e organizado pelo Portal Aquarismo Online [AqOL]. Teve sua primeira edição em 2004, sendo hoje o mais importante concurso de aquapaisagismo da América Latina. Além de sua enorme representatividade no Brasil, o CBAP foi um dos primeiros à nível mundial, tendo tido menos edições somente que o IAPL organizado no Japão pela Aqua Design Amano e o AGA Contest, organizado pela Aquatic Gardeners Association nos Estados Unidos. Desde sua criação, concurso cresce à cada ano, recebendo um número cada vez maior de inscrições e em 2012, confirmou sua posição no calendário internacional de concursos do gênero passando a receber inscrições internacionais em uma categoria específica para estrangeiros.

Em 2010, o CBAP ultrapassou as barreiras do mundo virtual e a divulgação dos seus resultados passou a ser realizada em uma cerimônia física, sendo que esses resultados são mantidos em sigilo até esse esperado momento. Segundos após a divulgação, o resultado é publicado no site do concurso, redes sociais e diversos sites de aquarismo que acompanham o concurso durante todo o seu calendário.

Em 2013, a festa de premiação do CBAP foi batizada de EBA (Encontro Brasileiro de Aquarismo) e passou a reunir não somente praticantes do aquapaisagismo, mas também aquaristas de diversas áreas dividas entre o aquarismo dulcícola e marinho. No EBA há palestras, workshops, mini-cursos entre outras programações dentro de um cronograma voltado exclusivamente para os aquaristas ao longo de um dia inteiro, uma verdadeira festa de confraternização do aquarismo brasileiro! A primeira edição do EBA foi realizada na cidade de Campinas-SP, desde então, à cada ano, após uma criteriosa análise dos locais candidatos, é escolhida uma cidade brasileira para sediar o EBA e consequentemente a cerimônia de premiação do CBAP.