Regulamento

As inscrições podem ser feitas no período de 10/06/2016 a 10/08/2016. O CBAP é um concurso aberto, gratuito, onde são avaliados diversos aspectos técnicos e artísticos dos aquários submetidos, através de fotos. Contudo, o CBAP não é um concurso de fotografia, ela só representa o meio para mostrar o seu trabalho aos juízes. Para fazer parte da presente edição será necessário cumprir os seguintes requerimentos:

1 – INSCRIÇÃO

  • A inscrição deverá ser realizada através do formulário próprio de inscrição do site do CBAP, não serão aceitas pré-inscrições por e-mail ou quaisquer outros meios.
  • A inscrição é gratuita,
  • Cada participante poderá submeter em cada categoria  (Plantados e Nanos, destinadas somente à brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de 2 anos) e em seu nome no máximo dois aquários de sua autoria e propriedade, totalizando quatro aquários por participante inscrito.
  • É permitido increver até dois aquários na categoria Estrangeiros, independente do volume do aquário. É vedada a participação nesta categoria, à aquapaisagistas brasileiros.
  • O período de inscrição da edição 2016 começa em 06/06/2016.
  • A inscrição se encerra dia 10/08 (agosto)/2016 às 23h59min, horário oficial de Brasília (GMT-3).
  • Não serão aceitas inscrições enviadas após as 23h59min do dia 10/08 (agosto)/2016.

2 – FOTOS

2.1 – EXIGÊNCIAS QUANTO A FOTOS

A inscrição deverá conter integralmente as seguintes exigências em relação as fotos:

  1. Obrigatoriamente uma foto onde seja possível visualizar TODO o aquário em sua visão frontal.
  2. Demais fotos ficam a critério do inscrito, até o máximo de duas fotos complementares, sendo que as fotos que destacarem regiões específicas do aquário poderão ajudar em sua avaliação.
  3. O tamanho da foto não poderá exceder o tamanho de 5MB por foto.
  4. O devido enquadramento das fotos e recorte de objetos externos ao aquário para melhor apresentação aos juízes será de responsabilidade do aquapaisagista.
  5. As fotos devem ser submetidas sem nome, assinatura ou marca que identifique o aquapaisagista ou sua origem, sob pena de desclassificação da inscrição.
  6. Será aceita a inclusão de moldura na cor NEGRA em torno do assunto da foto a fim de eliminar outros objetos retratados.
  7. Fotos em baixa resolução, que dificultem o julgamento podem desclassificar o aquário automaticamente uma vez que a foto é o único meio de avaliação.
  8. Efeitos de editores de imagens que modifiquem o assunto da foto, acrescentando ou removendo qualquer elemento do assunto, podem prejudicar o aquário no momento do julgamento ou até desclassificá-lo. Ajustes de foco, brilho, saturação e nível de cores serão tolerados se usados com moderação. Entende-se moderação o ajuste foco, correção de brilho, saturação e nível de cores que não alterarem SUBSTANCIALMENTE a foto do aquário, dentro dos costumes da comunidade aquapaisagista.

2.2 – CONTRAPROVA DE INSCRIÇÃO

Em caso de dúvidas quanto ao teor das inscrições submetidas a Banca Julgadora e a Organização do Concurso determinam que:

  • A contra-prova em caso de edição de imagem deverá ser feita por imagens ADICIONAIS do aquário enviado pelo competidor, do aquário inteiro ou não, onde seja mostrado o ponto controvertido na imagem e ateste a veracidade das fotos submetidas. A Organização do Concurso se reserva o direito de acatar ou não a contraprova e sua decisão é irrevogável.

3 – DADOS DA INSCRIÇÃO

Quanto aos dados do aquário;

  • As informações constantes na ficha de inscrição online deverão ser preenchidas com todas ou o máximo possível de informações sobre o aquário que está sendo representado nas fotos.
  • O preenchimento inadequado das informações na ficha de inscrição podem automaticamente desclassificar o aquário.
  • O CBAP disponibiliza uma listagem contendo as principais espécies de animais e vegetais mantidos em aquários de água doce. Caso não encontre a espécie que deseja mencionar, nem referência ao gênero (ex.: Hyphessobrycon sp.) e o aquarista julgue de extrema importância a sua menção, deverá entrar em contato com a Organização do Concurso solicitando a inclusão. A Organização do CBAP, reforça que uma pesquisa pela correta nomenclatura da espécie deverá ser realizada antes do contato, a fim de garantir que a espécie já não faz parte da lista disponível.

4 – DIREITOS DE USO

Ao enviar o material para a Concurso automaticamente o participante estará autorizando a utilização do mesmo, sejam fotos, textos ou qualquer outra informação, pela organização do presente concurso e pelo site http://www.aquaonline.com.br, sem qualquer restrição de divulgação, por mídia impressa, televisiva, digital, outros meios de transmissão de dados ou qualquer outro modo que venha a existir, sem qualquer tipo de ônus.

5 – CATEGORIAS

Nessa edição do concurso temos três categorias:

  • Nano Plantado – Aquários com volume bruto até 60 litros montados por aquapaisagistas brasileiros ou residentes no Brasil há mais de 2 anos.
  • Aquário Plantado – Aquários com volume superior a 60 litros montados por aquapaisagistas brasileiros ou residentes no Brasil há mais de 2 anos.
  • Estrangeiros – Aquários sem restrição de volume e montados por aquapaisagistas estrangeiros.

6 – JULGAMENTO

6.1 – MODALIDADE DE PREMIAÇÃO

Desde 2008, no CBAP são premiados os criadores dos aquários em detrimento da premiação aos aquários. Deste modo:

  1. O candidato só poderá ocupar uma posição no ranking de cada categoria.
  2. No caso onde o aquapaisagista submeter dois aquários dentro da mesma categoria, somente o aquário de pontuação superior será representativo para o resultado final, o segundo aquário será desconsiderado e o aquário subseqüente na contagem de pontos assume a colocação.
  3. O julgamento do CBAP consiste em duas fases, sendo elas julgadas por júris diferentes. Os 20 aquários melhor pontuados na primeira fase, respeitando a regra acima, se classificam para a segunda fase, onde têm sua pontuação anterior desconsiderada e são julgados pelo time de juízes internacionais do CBAP, sendo que desse grupo serão selecionados os aquários premiados pela maior pontuação.
  4. Haverá uma premiação adicional da melhor Equipe, sendo premiada a Equipe de Aquapaisagismo com o maior número de pontos, somando-se as notas obtidas, na segunda fase, de todos os seus integrantes. Consequentemente somente pontuam em nome de sua Equipe, os aquaristas que se classificarem para a segunda fase.
  5. Será disponibilizada a classificação geral contemplando todos os aquários inscritos dentro da categoria na edição corrente, porém a Organização do CBAP se reserva o direito de divulgar somente as notas dos classificados para a segunda fase do concurso, obtidas à partir do julgamento pelo júri internacional.

6.2 – COMISSÃO JULGADORA

A divulgação da comissão julgadora fica a cargo da Organização do CBAP, que poderá decidir pela sua divulgação ou não antes do término do período de inscrições.

6.3 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Estão definidos os seguintes critérios de avaliação das inscrições submetidas:

  • Originalidade do Paisagismo, impressão geral do aspecto do tanque e dificuldades de execução do layout. Critério Artístico / Estético. (1 a 10 pontos).
  • Escolha e Seleção das Plantas no layout, adequação dos elementos e materiais utilizados na execução do layout, posicionamento de elementos, técnica de poda, conjuntos de elementos, contrastes de cor/sombra/luz na composição, texturas, formas, etc. Critério de Avaliação Técnica. (1 a 10 pontos).
  • Condições das plantas e do aquário: coloração, aparência das plantas, presença de algas nos vidros/plantas/substrato, detritos, filme na superfície, turvação, etc. Critério de Avaliação Técnica. (1 a 10 pontos).
  • Seleção da Fauna, de acordo com o layout, as dimensões do aquário e demais materiais usados em sua manutenção. Critério de Avaliação Técnica. (1 a 10 pontos).
  • Qualidade da foto, nitidez, foco, exposição, contraste, etc. na realização da foto. (1 a 10 pontos).

O critério de Qualidade da foto possui a metade do peso das demais notas, reforçando que o CBAP não é um concurso de fotografia, porém a qualidade da foto pode contribuir para a melhor avaliação do concurso.

6.4 – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação dos resultados ocorrerá em local e data a serem decididos.

7 – CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

  1. Não deixe para realizar sua inscrição na última semana, problemas técnicos podem ocorrer pelo recebimento de um número excessivo de inscrições e a Organização do concurso não ressarcirá o inscrito de maneira alguma caso sua inscrição não seja efetuada.
  2. Os aquários premiados pela comissão julgadora serão divulgados até o dia 15 de outubro de 2016. Os 20 melhores aquaristas de cada categoria, definidos pela pontuação obtida na primeira fase do concurso, terão sua inscrições submetidas ao julgamento da bancada julgadora internacional informada neste site. A Organização do Concurso se reserva ao direito de não disponibilizar qualquer outro detalhamento em relação ao julgamento dos inscritos.
  3. Uma vez que o único meio de comprovação e avaliação visual das inscrições serão as fotos fornecidas no ato de incrição do participante, é senso comum que as fotos deverão apresentar qualidade suficiente para sua verificação (Ver item #2), fotos com baixa qualidade, desfocadas, manchadas, com traços de edição eletrônica excessiva ou quaisquer outras características que impeçam sua avaliação pelos membros da mesa julgadora, invariavelmente prejudicarão ou até eliminarão o inscrito da competição. Antes de enviar qualquer informação confira o material que está sendo enviado, pois será analisado pela mesa julgadora do concurso.
  4. A Organização do Concurso poderá, a qualquer momento, solicitar ao inscrito, provas da propriedade do aquário, como fotos específicas, envio de material por correio, etc. Caso não fique confirmada a propriedade do mesmo, ou se confirme a utilização de fotos alheias, o aquário será automaticamente desclassificado, sendo sua posição ocupada pelo próximo em ordem de classificação. A insistência em desrespeitar as regras do concurso poderão resultar na desclassificação do aquapaisagista e todos os seus aquários inscritos.
  5. O valor referente ao frete e o meio de recebimento dos prêmios/troféus são de responsabilidade do premiado. Poderão retirar pessoalmente no endereço escolhido pela Organização do Concurso, sem qualquer ônus, ou arcar com os custos de envio.
  6. Re-inscrições de trabalhos anteriores e/ou evoluções de leiautes poderão sofrer efetiva redução de pontos na sua avaliação, ficando à cargo de cada juiz.
  7. Aquários já premiados entre a primeira e terceira colocação de qualquer categoria, não poderão participar novamente do concurso.
  8. Somente uma Equipe será premiada, sendo a de melhor pontuação, somando-se as notas de todos os seus integrantes participantes da edição corrente do concurso, independente de categoria, classificados para a segunda fase. A nota considerada para o aquário será a obtida através do júri internacional.
  9. A premiação para Equipes é restrita à integrantes brasileiros. Uma lista de Equipes de Aquapaisagismo que participaram de edições anteriores do CBAP, estará disponível para seleção no momento da inscrição do aquário. Caso o nome da Equipe não esteja disponível, deve ser solicitada a sua inclusão através de contato por e-mail até a data final de inscrição dos aquários, consequentemente prazo que as inscrições poderão ser alteradas pelo aquapaisagista.

8 – NOTAS FINAIS

A Organização do Concurso se reserva ao direito de alterar as regras a qualquer momento, sem aviso prévio.
Dúvidas devem ser encaminhadas à Comissão Organizadora, através do formulário de contato.

Concurso Brasileiro de Aquapaisagismo

Edição 2016

Brasil