Saudações queridos aquapaisagistas

Finalmente completamos mais uma das inúmeras etapas do CBAP 2020.
Com o encerramento das inscrições já podemos ter o panorama refletidos em números do que foi a edição deste ano… UM SUCESSO!

Com número de participantes recorde, os verdadeiros aquapaisagistas entenderam a importância e a seriedade em participar de um concurso tão tradicional, que praticamente se confunde com a origem do aquapaisagismo brasileiro. Todos os que participaram desta edição do CBAP aprenderam a lição que o isolamento social ensinou e desta forma, valorizaram cada segundo em contato com os amados aquários.

Este ano, com a pandemia do COVID-19, ressignificamos os conceitos de paciência, consciência, preservação e solidariedade. Reaprendemos a nos comunicar e a nos proteger, mas o maior aprendizado sem dúvidas, foi o entendimento do quanto ainda temos que respeitar e aprender com a Natureza.

Avaliando isoladamente apenas os números desta edição nos surpreendemos duplamente.
O número de participantes é minúsculo se comparados ao real potencial do aquapaisagismo brasileiro, mas Maiúsculo frente as dificuldades que o nosso mercado passou e tem passado, não somente neste ano, mas principalmente na última década.

A participação dos aquapaisagistas estrangeiros nesta edição também merece destaque, corroborando e atestando de forma inconteste a relevância e a representatividade deste concurso no cenário mundial.

O CBAP 2020 já pode ser considerado épico, pois esta grande participação num ano tão difícil é a resposta para aqueles que acreditaram no intuito maior dos concursos que é unir, e não dividir.

Parabéns à todos os participantes, pois optaram pelo positivismo,  pela esperança, pela cura através da contemplação da natureza e hoje, fazem parte de mais um capítulo vitorioso do aquapaisagismo brasileiro.
Agora é aguardar o trabalho dos nossos valorosos juízes para descobrir os resultados de cada categoria.

Boa sorte à todos e que esta energia positiva possa chegar àqueles que vivem ao nosso redor e principalmente para aqueles não puderam participar da edição deste ano. Para eles fica também o convite desde já, para que façam parte dessa nossa comunidade consciente, madura e que valoriza o bem estar coletivo e a Natureza.

Deste ano tão singular fica o aprendizado, a satisfação da transposição dos obstáculos e renovam-se as esperanças de tempos melhores.

Grande abraço

André Longarço